Paracord, essencial para os aventureiros

Muita gente nunca ouviu falar de Paracord, mas todo aventureiro deve ter em seu kit.
Paracord 550 é uma corda fina e muito resistente, pode ser feita em Nylon (Poliamida) quanto em Poliéster, há também algumas com misturas como Polipropileno e Poliéster. Alguns chamam de tirante, cordim, ritinida, Parachute Cord, dentre outros nomes que já ouvimos.
Originalmente utilizada na suspensão dos paraquedas dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, mas as tropas encontraram diversos usos para a corda. E desde então, tem sido utilizada por militares e civis no mundo todo, principalmente para atividades de sobrevivência.

Paracord 550 Camo Forest



Ela é composta por uma capa, e 7 filamentos internos, e cada um destes é feito de dois fios individuais trançados. Sua resistência à tração é de 550 libras, daí o nome Paracord 550. A corda completa suporta em média 250kg e cada filamento em média 30kg. Você pode utilizar de diversas maneiras, inclusive pode separar os filamentos de seu núcleo e utilizá-los para fins que não exijam tanto a resistência do material.






Sete filamentos da corda Paracord.

Atualmente é encontrada em diversas cores, com uma infinidade de usos. O céu é o limite quando se trata de possibilidades. Suas utilidades mais comuns são:


Amarração de abrigo com Paracord 550.
Rede e toldo Amazon da Guepardo disponíveis em nossa loja.

Pulseira de Sobrevivência. Disponível em nossa loja.

A corda Paracord 550 tem sido muito vista por aí como pulseira de sobrevivência. Existem diversos modelos, sendo o mais completo como 4 em 1, pois este modelo tem embutido no fecho 1 pederneira, 1 micro faca e 1 apito, além dos 3 metros de corda trançada.

Nosso amigo e cliente utilizando Pulseira de Sobrevivência 4 em 1.
Foto: Lennon Liang.

Cinto de Paracord. Foto: Stormdrane's blog.

Pulseira de Relógio. Foto: Stormdrane's blog.


Esta incrível corda, sendo inteira ou desmembrada é frequentemente utilizada em situações de sobrevivência, bushcraft ou mesmo em campings para construções na selva, armadilhas, pendurar rede, lona para uso como telhado, construir jangadas, para kit de primeiros socorros, kit para fogo primitivo, cadarço, corda de arcos, rede trançada de pesca, linha de costura, linha de pesca, fixar equipamentos ou acessórios a mochilas, fixar pontas de flecha para caça improvisadas nas hastes, situação em que comumente é usada em conjunto com alguma cola de origem vegetal ou animal. São inúmeras as possibilidades, e o fato é que nunca se sabe quando uma cordinha tão versátil pode ser necessária.
Manter 30 metros na mochila ocupará o mínimo espaço, com um pequeno peso de 250 gramas. Este é um item leve, compacto e útil para uma infinidade de usos.

Para saber mais a respeito da corda Paracord e objetos confeccionados, visite nossa loja virtual, clique aqui.


Um comentário: